Início » Tarifaço de Trump já derruba preço da carne e da fruta no Brasil; café dispara

Tarifaço de Trump já derruba preço da carne e da fruta no Brasil; café dispara

por Diário Regional

A ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros começa a impactar diretamente o bolso do consumidor no Brasil. De acordo com o jornal O Globo, os reflexos dessa política protecionista já são sentidos no mercado interno, principalmente nos setores de carnes e frutas, que registram queda nos preços no atacado. Em contrapartida, o café, um dos principais itens exportados pelo país, sofre valorização no exterior e volta a encarecer por aqui.

O Brasil é o maior fornecedor de carne bovina, frutas, suco de laranja e café para os EUA, e a possível redução nas compras norte-americanas tem gerado mudanças imediatas no destino da produção nacional. As carnes, por exemplo, acumulam queda de 7,8% nos preços de atacado entre 24 de junho e 21 de julho, de acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da USP.

Efeitos devem chegar ao consumidor em agosto – Carvalho aponta ainda que grandes empresas como JBS e Minerva podem redirecionar exportações a partir de outras unidades instaladas em países como Austrália, Argentina e Uruguai, mantendo a produção brasileira voltada ao mercado interno. Segundo ele, os preços menores devem chegar ao consumidor em agosto, mas ainda é difícil prever o tamanho da queda nas prateleiras.

Fábio Romão, economista da LCA 4Intelligence, também atribui a queda nos preços da arroba do boi gordo — que já vem sendo registrada há três semanas consecutivas em São Paulo — à soma entre a oferta elevada e a incerteza causada pela política tarifária norte-americana.

You may also like

Deixe seu comentário