A Congada de Catalão, que completa 149 anos em 2025, é a principal atração da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, realizada entre os dias 3 e 13 de outubro. O evento tradicional da cidade reúne elementos do catolicismo e de religiões de matriz africana, e movimenta Catalão desde 1876.
Confira a programação completa no final da reportagem.
Além das celebrações religiosas, como missas, terços e procissões, a festa também tem um lado comercial, com barracas de comidas, roupas e vendas de artesanato.
O tema escolhido para a celebração deste ano é “Maria, Testemunha da Esperança”, e o lema é: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2, 5). A expectativa é que milhares de fiéis participem das atividades, mantendo viva uma tradição que chega ao seu 149º ano.
Como é a congada
A celebração é composta por cerca de 7 mil dançarinos, divididos em 25 grupos conhecidos como “ternos de congo”. Além deles, também faz parte da festa a chamada Família Real, formada por personagens que representam o rei, a rainha, princesas e príncipes do congado, elementos que criam um elo com a herança cultural negra.
